Por que a Bíblia é dividida em capítulos e versos?

jdxfxckhf

Imagine que você abra sua Bíblia e não encontre nelas coisas como legendas, versos e capítulos, mapas e índices. Estamos tão acostumados a esses elementos, você certamente pareceria um pouco estranho lendo o Word sem eles em algum lugar nas páginas, certo?
A verdade é que a Bíblia nem sempre foi assim. Ela teve adições visuais em sua edição para uma leitura melhor (como as coisas mencionadas no início deste parágrafo, por exemplo). As mais importantes são as divisões em versos e capítulos dentro dos livros do cânone.
O sistema de capítulos que temos em nossas Bíblias foi criado por Steven Langdon (1150-1228), arcebispo de Canterbury, no início do século XIII, enquanto ensinava na Universidade de Paris.

[1] A divisão em versos ocorreu mais tarde, no século XVI. “O cavaleiro que começou o sistema de números de versos, mais uma vez, como sabemos, Robert Essien, uma impressora francesa, realmente trabalhou em uma concordância bíblica … ele inseriu números de versos em um Novo Testamento grego e adicionou números às marcas de respiração hebraica que já existia no Antigo Testamento “. [2]
Faça uma pausa agora e deixe-se surpreender pelo fato de as pessoas lerem a Bíblia sem divisões capitulares há mais de 1200 anos. E por mais de 1500 anos, a Igreja leu a Bíblia sem divisões de versos.
Agora, sem dúvida, essas divisões foram úteis. Por exemplo, você pode imaginar usando uma concordância bíblica sem eles? Mas, embora essas divisões tenham sido úteis, também trouxeram alguns problemas.
Por termos capítulos e versos em nossas Bíblias, podemos citar com precisão as Escrituras, fazer referências, e às vezes lembrar nossas leituras mais facilmente, entre outros benefícios. Mas também podemos extrair textos de seus contextos com mais facilidade e ter maior dificuldade em entender o fluxo de pensamento e narrativa através de extensas partes das escrituras e livros inteiros.
Isso tem profundas implicações sobre como usamos a Palavra de Deus em nossas igrejas e como a abordamos em nossas leituras pessoais. Por exemplo, Glenn Paauw escreveu (e acho que com muita precisão):
“Porque vemos a Bíblia em pequenos pedaços, chegamos a conhecê-lo em pedaços. Mesmo que você lembre de sua lanche da Bíblia uma vitamina da Bíblia, o lanche acaba sendo um substituto muito fácil para uma refeição completa. Tal coisa não é o mesmo e nunca pode ser o mesmo que comer um curso completo da Bíblia … Cortar a Bíblia em minhas peças favoritas impede a Bíblia de ser uma voz alternativa na minha vida “. [3]
Portanto, apesar de ter capítulos e versos em nossas Bíblias podem servir muitas coisas, precisamos orar a Deus para nos dar sabedoria na leitura das Escrituras, entendendo que os versos pertencem a capítulos, e os capítulos pertencem a livros que foram escritos para ler como uma unidade [4], dentro da unidade mais ampla de toda a Bíblia.
É por isso que é aconselhável ler livros inteiros da Escritura, como se não houvesse divisões em versos e capítulos, pois isso nos ajuda a conhecer melhor a Palavra de Deus.

 
[1] Robert L. Plummer, perguntas e respostas sobre como interpretar a Bíblia (porta-voz, 2013), posição no Kindle 504.
[2] Glenn Paauw em uma entrevista com Tony Reinke disponível em Desiring God’s “A Short History of Bible Clutter” portal. Minha tradução.
[3] Glenn Paauw, Salvando a Bíblia de nós mesmos: Aprender a ler e viver a Bíblia bem, (InterVarsity Press, 2016), p. 60. Minha tradução.
[4] Claro, os salmos formam unidades em si mesmos, como os provérbios em Provérbios. No entanto, também precisamos ler aquelas passagens dentro da unidade maior do livro em que estão, e dentro da unidade das Escrituras, se queremos compreendê-las muito melhor.
[5] Eu escrevi mais sobre isso no meu artigo, 3 estratégias para conhecer melhor a Bíblia.
Imagem: Lightstock.
Joshua serve como assistente editorial na Coalition for the Gospel. Ele mora com sua esposa Arianny em Mérida, Venezuela, e é parte da Palabra Viva Baptist Church servindo no ensino e na pregação. Você pode ler isso enjosuebarrios.com e segui-lo no Twitter: @josbarrios.

Links Complementares

 

http://www.ebiuniversal.com.br/?p=14830

http://almanaquedabiblia.com.br/capitulos-e-versiculos/

Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?

http://www.abiblia.org/ver.php?id=6517

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s